Como produzir um bom conteúdo para Igrejas?

A produção de conteúdo para Igrejas deve ser o máximo intencional possível. Além de agregar valor ao dia a dia do leitor e nutrir com informações especiais, também é uma ótima forma de evangelizar!

Se você faz parte do time de mídia e criação da sua Igreja, já deve ter percebido a necessidade da produção de um bom conteúdo e o quanto os membros aguardam com expectativa a leitura de algo que impacte sua vida. Então, continue aqui com a gente e aprenda alguns fundamentos que vão te ajudar a construir conteúdo de valor.

- Comece pelo planejamento: o planejamento é a primeira parte essencial para você começar a criar seus conteúdos e nessa fase da criação, organize seu ambiente, separe um caderno e uma caneta e comece a planejar todos os processos até a finalização do conteúdo, conforme as dicas abaixo.

- Defina objetivos: o que quer transmitir com os conteúdos? Quem quer atingir? Qual o formato que os conteúdos terão? Em qual canal serão publicados?
Por exemplo: se seu conteúdo for direcionado para redes sociais, serão posts com imagem estática ou carrossel no feed? Será em vídeo para Reels/IGTV? Serão textos para blog/site?

- Pense em categorias editoriais e temas para os conteúdos: quais os temas que podem impactar a membresia da Igreja? Pense nisso alinhado com a visão e cultura de sua Igreja, isso pode ajudar a direcionar suas ideias com assuntos que falam diretamente com o seu público alvo - os membros da Igreja.
Você pode abordar: devocionais, estilo de vida cristã, cosmovisão cristã, missões, fé, família, empreendedorismo, dica dos pastores e líderes.

- Produza um calendário editorial: o calendário editorial nada mais é que um cronograma, que ajudará você a cumprir e acompanhar os prazos. Com o calendário você conseguirá controlar a produção, postagem e divulgação dos conteúdos. É importante que nesse calendário, você estabeleça as datas, horários, frequência da criação e os responsáveis pela produção e postagem dos conteúdos. 

Inclusive, aqui na Hitbel temos um calendário editorial para 365 dias de conteúdo com insights para te ajudar neste processo de produção.

#DicaHitbel: o seu calendário editorial pode ser feito através de planilhas, ou você pode usar ferramentas que são fáceis e intuitivas como por exemplo o Trello, que é gratuito e  possui uma interface fácil para criar e gerenciar todos os processos e projetos. 


- Tenha constância em sua produção: a produção de conteúdo pode parecer um pouco complicada e às vezes exigir de nós um tempinho para pensar bastante e gerar ideias criativas não é mesmo?
Mas nossa dica é que você elabore seu processo de criação da forma que você se sinta mais inspirado possível!
Nesse processo, leia a Bíblia, ore, consuma conteúdo de outras Igrejas e líderes que você também admira, anote suas ideias enquanto procura referências e escute uma boa música.

E aí, anotou tudo?


Esses são alguns passos que você pode cumprir para produzir com criatividade os conteúdos para a Igreja. Lembre-se sempre de orar bastante, revisar os conteúdos e contar com a ajuda de mais pessoas para te ajudar em todos esses processos, afinal, uma equipe vai mais longe que uma EUquipe!

Marcelle Mazza é publicitária, pós-graduada em Marketing Digital, especialista em Social Media e Branding. Atua no Marketing da Hitbel.

Inscreva-se para receber as novidades hitbel
Seta para avançar
Obrigado! Sua inscrição foi realizada com sucesso!
Oops! Houve um problema. Tente novamente mais tarde.
vamos conversar
converse com o nosso time