Mudanças no Instagram impactam minha igreja ou ministério?

Na última semana, Adam Mosseri, chefe do Instagram publicou um vídeo em seu canal falando sobre as prioridades da rede social para os próximos meses. Ele aponta para os criadores de conteúdo, mensagens, vídeos na vertical e a área de shopping.

“O Instagram não é mais um aplicativo para compartilhar fotos ou fotos quadradas”. Ele está falando para todos nós! Para quem nunca percebeu, o Instagram possui cinco mídias distintas dentro de sua plataforma: Feed, Stories, Reels, IGTV e Live. Para quem atua frequentemente no Insta já havia percebido que a rede vinha priorizando conteúdos em vídeo. Mas, isso não quer dizer que conteúdos em foto e artes não vão ter alcance dentro da rede. Mas, está estimulando a produção importante que é tendência: consumo de vídeos na vertical.

É a primeira vez que há um pronunciamento oficial sobre isso. O foco da rede agora é claramente, entretenimento, mencionando o formato dos vídeos, inclusive, ele fala abertamente de concorrentes como TikTok e YouTube que crescem exatamente no formato de entretenimento. 

Não podemos deixar de destacar algumas melhorias da rede! Para alguns criadores de conteúdo foi liberado em maio a opção de SELOS. Esta opção permite que quem estiver assistindo sua LIVE possa comprar um selo de presente para você. Ela ganha destaque no chat, inclusive. Agora no mês de junho, foi liberada para alguns usuários - inclusive, testei esta opção - uma opção de monetização de LIVE, que se chama Marca dos Selos, para conta de criadores de conteúdo. São 3 desafios. O 1º desafio é fazer 1 live em 7 dias da ativação do recurso para receber $100. 2º desafio, fazer uma live em no máximo 30 dias, com um convidado, você recebe $150 e o 3º desafio, fazer 4 semanas seguidas de live para ganhar $ 250. Para receber este valor é preciso ter uma conta bancária internacional ou adicionar sua conta no PayPal. Pela primeira vez o próprio Instagram está injetando dinheiro para estimular os criadores de conteúdo.  

Mosseri também mencionou em seu vídeo sobre a priorização da área de vendas. Parece que o ícone de loja não está no centro do aplicativo por acaso, não é mesmo? Outro recurso, liberado para algumas pessoas é a opção de fazer posts diretamente pelo desktop (computador). O recurso de agendamento também está disponível no Facebook Business Suite. 

Temos escutado a preocupação de diversos criadores de conteúdo sobre esta atenção especial que o Instagram está dando para o entretenimento. Mas, é importante lembrar que mesmo redes como TikTok e YouTube possuem uma diversidade de conteúdos que se destacam e vão além do entretenimento, como os próprios conteúdos educativos, espirituais e da música!

Isso tudo significa que devemos parar de publicar fotos e artes imediatamente? Não. Sem dúvidas o conteúdo de valor que você entrega é que faz a diferença. Aqui entre nós, pense em sua produção de vídeos com mais carinho, legende e compartilhe, ensino sobre isso no meu Instagram. Isso vai fazer você sair na frente. Independente do formato, se ele tiver valor para sua audiência, ele vai continuar sendo entregue pelo algoritmo. Não podemos esquecer que o Instagram é uma rede social gratuita para seus usuários, mas, é uma empresa privada como qualquer outra rede social. Ou seja: minha rede, minhas regras. Eles ditam as regras do jogo, entretanto, seguem tendências e comportamentos dos próprios seguidores. Daí a importância de entender o contexto e a evolução das pessoas dentro das mídias sociais. 

Outro ponto importante que jamais podemos esquecer é que precisamos investir em nossa presença digital. Ter um canal próprio como um site ou blog é importante na sua jornada! Investir toda a sua energia em uma ou duas redes sociais pode ser perigoso. Trabalhe sua presença na Internet de maneira estratégica e pensando que a qualquer momento um destes canais podem sair do ar. Mas, se você tiver seu site ou blog, sem dúvidas, terá um lugar para as pessoas encontrarem seu conteúdo mais facilmente no Google! ! 

Elis Amâncio é jornalista, autora dos livros Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino. Pós-graduada em Marketing Digital e aluna especial do mestrado Estudos de Linguagens. Head de Marketing da Hitbel. Atua em comunicação ministerial desde 2007.

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