Setembro Verde: quantas vidas cabem em um “SIM”?

O mês de setembro é marcado por ações voltadas ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, comemorado no dia 27 deste mês. Por isso, as campanhas em incentivo a esse gesto altruísta que salva vidas, ganham maior ênfase nesse período. 

A doação de órgãos e tecidos é o processo que possibilita a realização da intervenção cirúrgica com a finalidade de transplante e, geralmente, acontece após o paciente ter sido acometido de morte encefálica. No entanto, também é possível que o paciente que tenha tido parada cardiorrespiratória seja um doador, bem como o paciente vivo, desde que seja sadio e a operação não coloque sua vida em risco. 

Esse procedimento é totalmente seguro, sendo orquestrado por equipes assistenciais altamente capacitadas que seguem uma série de protocolos para garantir o cuidado integral ao paciente nas unidades de saúde. Algo importante de ser destacado, é que o transplante é uma cirurgia como qualquer outra e por isso não há deformação do corpo após a retirada do órgão. 

No Brasil, a doação de órgãos é regulamentada pelo Ministério da Saúde e seu processo é majoritariamente regido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Infelizmente, existem muitas pessoas aguardando por um órgão na única e extensa fila de espera e essa situação tem se agravado com a pandemia da Covid-19, ao passo que o número de doações tem diminuído.

A boa notícia é que você pode ajudar, sendo um doador e compartilhando informações para incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo! 


Como doar

É muito simples! Não precisa enfrentar procedimentos burocráticos como documentações ou outros registros por escrito. Para ser um doador, é necessário apenas avisar a sua família e deixá-la consciente sobre sua decisão! A legislação nacional cobre a família da responsabilidade pela decisão da doação após o óbito do paciente. 


Por que doar

A doação é um gesto de amor ao próximo. Ao se tornar um doador, você pode amenizar o sofrimento de muitas pessoas e oportunizá-las a chance de um novo começo.


Se inspire em Jesus que foi o maior doador de órgãos, entregando tudo na Cruz por amor a nós! 

Doe órgãos, doe vida!


Fabiana Thalia, Relações-públicas com ênfase em Marketing Estratégico e especialista em análise de audiência da HItbel.

Inscreva-se para receber as novidades hitbel
Seta para avançar
Obrigado! Sua inscrição foi realizada com sucesso!
Oops! Houve um problema. Tente novamente mais tarde.
vamos conversar
converse com o nosso time